quarta-feira, 2 de maio de 2018

Opinião #25: Jane Eyre, Charlotte Bronte


Editora: Publicações Europa-América
Ano 1ª publicação: 1847
Nº páginas: 507 páginas 
Pontuação atribuída: 4 estrelas no Goodreads


Trata-se, como é bem sabido, de um clássico da literatura inglesa escrito no século XIX por uma das irmãs Bronte. Já há muito tempo que lhe queria pegar. Foi a minha primeira incursão nas obras quer de Charlotte Bronte quer de qualquer umas das suas irmãs. Quem já leu mais alguma coisa delas, comente se fiz bem em começar com este ou se devia ter pegado em outra obra primeiro. 

Acabei por ler este livro durante o passado mês de Março e peguei-lhe graças ao Clube dos Clássicos Vivos

Certamente que é uma história bem conhecida de todos e muitas vezes tida como auto-biográfica. O livro narra a história da menina Jane Eyre, uma orfã que, praticamente desde sempre, foi crescendo sem afectos. São relatados vários momentos da sua vida até à fase em que se torna preceptora de uma menina francesa que está aos cuidados de Mr.Rochester. Jane apaixona-se pelo patrão e é correspondida mas o que seria uma história de amor sem o seu quê de dramatismo? O percurso de ambos não se antevê nada fácil muito em parte graças ao segredo mais bem escondido na mansão de Thornfield Hall. Várias são as inquietações internas que movem a protagonista e muitas são as suas lutas contra os seus próprios princípios. Não deixa de ser uma heroína que na minha opinião tinha por objectivo retratar uma mulher forte e destemida que, de algum modo, conseguiu vencer na vida.

Eu gostei do livro. Não me decepcionou mas também não me deixou totalmente maravilhada motivo pelo qual acabei por lhe atribuir as 4 estrelas no Goodreads. Consegui sentir algum apreço por algumas das personagens mas, por vezes, não pude deixar de achar a própria Jane um pouco pãozinho sem sal, como se costuma dizer. É uma boa leitura que nos permite também ter consciência de como era a vida na sociedade inglesa durante a época o que me agrada particularmente.

2 comentários:

  1. Eu acho-a o pãozinho sem sal autêntico, insossa e sonsa ao mesmo tempo. Não odeio o livro, reconheço-lhe o valor, mas damn, que protagonista mais chata...

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Tenho tanto medo de pegar neste livros...mas também senão gostar paciência, certo?
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar