sábado, 31 de março de 2018

Opinião #22 e #23: As aventuras de João sem medo (José Gomes Ferreira) e Rosa, minha irmã Rosa (Alice Vieira)

Nos últimos tempos tenho adorado ler livros infantis-juvenis. Desde que sou mãe, tento conhecer livros que nunca li ou reler livros do meu tempo de menina. Os que hoje apresento são livros bem conhecidos que eu nunca havia lido. Gostei muito de ambos e dei-lhes a pontuação máxima no Goodreads. São daqueles livros que vou querer ter na minha biblioteca para poder ler aos meus filhos. 



Foto de Neuza Coelho. 



Editora: Leya
Ano 1ª publicação: 1963
Nº páginas: 173 páginas 
Pontuação atribuída: 5 estrelas no Goodreads

O título não poderia ser melhor escolhido. Este é efectivamente um livro de aventuras. São as aventuras do menino João. Um menino a quem não bastante a realidade da sua pequena povoação e que quis partir para conhecer novas realidades e conhecer o mundo que o rodeia. São as histórias das explorações do João que não contadas pelo autor com recurso ao imaginário mágico.  É um livro que, na minha opinião, tem tão ou mais qualidade do que livros internacionais dentro do género. Merecia um maior reconhecimento. 




Foto de Neuza Coelho.

Editora: Editorial Caminho
Ano 1ª publicação: 1979
Nº páginas: 118 páginas 
Pontuação atribuída: 5 estrelas no Goodreads

Este livro conta a história de uma família. É uma família como todas as outras, com os seus dramas e alegrias. É a família da Mariana, uma menina que é filha única e que, a dado momento deixa de o ser.  Basicamente, a autora retrata o percurso de adaptação desta menina a esta nova realidade. Foca os seus sentimentos, emoções e as suas batalhas interiores.  

Sou filha única pelo que não consegui identificar-me plenamente com algumas destas situações. Compreendo que poderão ser bastante reais para quem passa por esta situação pelo que penso que é um livro que deve ser lido pelos mais novos. 

Não quero deixar de falar na edição que li. É uma edição ilustrada comemorativa da primeira edição deste livro. Trata-se de uma edição limitada, em capa dura. Só tenho pena que não tenha muitas ilustrações pois as que tem são maravilhosas e enriquecem ainda mais a narrativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário