sábado, 23 de setembro de 2017

Opinião #12: Mensagem, Fernando Pessoa

Penso que ainda não tinha falado aqui no canal mas adoro listas de livros sejam elas de livros que todos devíamos ler na vida, livros a ler até aos 20 anos, até aos 30 anos, entre outras.

Tenho várias dessas listas guardadas no meu computador e este ano decidi dar-lhes alguma utilidade ou, pelo menos, passar da teoria à prática e tentar ler alguns dos livros que nelas vêm mencionados. No início do ano fiz uma escolha aleatória. Elegi 9 livros sendo que, até agora, apenas li 3 dos que seleccionei. O terceiro livro lido para este meu projecto pessoal foi o livro Mensagem do português Fernando Pessoa e é dele que venho aqui falar.



Editora: Versão e-reader
Ano publicação:1934
Nº páginas:  56 páginas
Pontuação atribuída: 5 estrelas no Goodreads



O único contacto que tinha tido com Fernando Pessoa havia sido nos idos tempos do secundário. Já lá vão uns bons anos. 
Posso dizer que tinha curiosidade em relação à sua obra e, com este meu projecto, surgiu uma óptima oportunidade de ler um dos seus livros mais admirados e divulgados. Nele constam poemas que arrisco dizer serem do conhecimento de todos nós.  Quem não conhece os versos: Ó mar salgado, quanto do teu sal/ São lágrimas de Portugal! e Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.

Esta obra é divida em três partes: Brasão, Mar português e O Encoberto. Estas partes estão organizadas de forma a relatar os feitos dos heróis portugueses. A primeira parte narra as glórias portuguesas. Na segunda são apresentadas as navegações e conquistas marítimas e na última parte, fala-se no mito sebastianista. Esta última parte é como que uma esperança de que Portugal regresse às velhas glórias. E como esta última parte se poderia transpor lindamente para a nossa realidade. Super actual!

Confesso que não estou habituada a ler poesia mas, na minha opinião, a obra é fantástica. Acredito que, para lê-la e apreciá-la, talvez seja preciso uma outra maturidade não só enquanto pessoa mas também como leitor. Para apreciá-la melhor ainda penso que seria bom ter um outro tipo de conhecimento da história de Portugal o qual eu reconheço não ter. Enfim, é brilhante e, sem dúvida que Fernando Pessoa não pode deixar de ser considerado um génio.

Sem comentários:

Enviar um comentário