sábado, 29 de julho de 2017

World Book Tour Maio: Andorra

Embora o blog tenha andado meio parado, as leituras têm continuado. Somente não me tem apetecido escrever opiniões nem sei bem dizer porquê. Certo é que até tenho gostado de algumas das coisas que tenho lido. 

As leituras para o projecto World Book Tour estão atrasadas. Apenas terminei a leitura de um autor nacional de Andorra na passada semana e tenho a dizer que foi extremamente difícil encontrar um livro traduzido para português. Acabei por saber através da página do projecto livrólico em questão que existiam obras traduzidas de um autor chamado Albert Salvadó. Pesquisei na biblioteca e lá consegui requisitar O anel de Átila. Começo por dizer que lhe atribui 3 estrelas no Goodreads.


O livro é sobre a história do império romano e as batalhas entre imperadores dos vários impérios. Inclusivamente, o seu título inclui a frase A decadência do Império romano. A história é narrada na primeira pessoa por Severo, um nobre romano membro do exército de Gala Plácida. Corre o final do século V e o guerreiro bárbaro Átila aterroriza toda a Europa, saqueando, violando e conquistando. É um romance histórico que dá a conhecer tramas e assassinatos políticos, intrigas de eunucos e relações incestuosas.

É um livro que até está bem escrito e que se compreende que teve por base uma pesquisa exaustiva. Contudo, foi um livro que não me cativou grandemente. Sinto que demorei uma eternidade a lê-lo e, inclusivamente, várias vezes, dei por mim a pensar abandonar a leitura. Confesso que houve momentos que a leitura foi feita de um modo mais transversal e o facto da edição que li apresentar vários erros ortográficos também não foi muito bom pois fez com que a leitura não fluísse tão bem quanto eu desejaria.







Editora: Terramar
Ano publicação: 2004
Nº páginas:  317 páginas
Pontuação atribuída: 3 estrelas no Goodreads


O certo é que, até agora, tenho gostado de participar neste projecto pelo facto de me ter proporcionado conhecer através das minhas leituras, novos países, seus costumes e tradições. Isto acabou por não ocorrer no livro escolhido dado que Andorra nem sequer é mencionada no livro. Isso foi um factor que também me desiludiu um pouco nesta leitura. Como tenho feito para todos os anteriores países, fiz uma pequena pesquisa sobre Andorra sendo que partilho convosco alguns dos meus achados.

Oficialmente, Andorra é designada por Principado de Andorra. É um pequeno país situado no continente Europeu mais concretamente entre o nordeste de Espanha e o sudoeste de França. É o único país do mundo cuja língua oficial é o catalão mas em que também se fala português e francês. É o 6º país mais pequeno da Europa e a sua capital é Andorra-a-velha.

Durante vários séculos, Andorra foi essencialmente, um território agrícola e de pastorícia cujo  domínio era disputado por catalães e franceses. Essas disputas terminaram com a criação de um tratado que permitia que ambos governassem. Torna-se uma democracia parlamentar em 1993.


Considerando o facto de se situar acima dos Pirenéus, Andorra é, predominantemente, um país montanhoso sendo considerado o segundo país mais montanhoso da Europa.


Factos curiosos: 

- Anteriormente isolado, hoje em dia, têm-se verificado um crescimento do turismo. Isso acrescido ao facto de ser considerado um paraíso fiscal torna o principado um país extremamente próspero;

- Os habitantes do país são predominantemente estrangeiros. Os andorranos ocupam uma fatia de cerca de 33% da população. Maioritariamente, os habitantes são espanhóis, portugueses e franceses;
- Não existe moeda própria. O país utiliza a moeda das nações vizinhas neste caso, o Euro;

- É o país do mundo cuja expectativa de vida é maior, cerca de 83,52 anos;

- Actualmente, é o único país cujo governo é uma diarquia, isto é, a chefia é partilhada por dois chefes de estado que são denominados co-príncepes;

- Não é um membro da UE mas usufrui de uma relação especial com os seus membros como por exemplo, ser tratado como membro na troca de produtos manufacturados (sem tarifas) e como não-membro na troca de produtos agropecuários;

- Andorra comunica-se com o exterior somente através de vias terrestres. Não dispõe de linhas férreas nem de aeroporto. Não existe serviço de transporte público;

- Dentro do país, o serviço de correio é gratuito. 


Ao ler sobre o país fiquei imensamente curiosa. Quase que parece um país muito fechado sobre si próprio mas com o qual toda a gente quer estabelecer relações. Terá a ver com o facto de ter vários benefícios fiscais? Vi imagens fantásticas do país algumas das quais partilho aqui convosco e, sem dúvida que, futuramente, vou querer saber mais sobre Andorra.




Sem comentários:

Enviar um comentário