domingo, 7 de maio de 2017

Wrap up: Maratona Reading About Health

Mais uma iniciativa da Sara Cristina e da Alexandra que decorreu de 5/4 a 5/5. Desta feita, as leituras tinham  como tema principal a saúde. Seguem-se as categorias da maratona e os livros que li.






1. Ler um livro com uma personagem que tenha alguma deficiência física/mental.
Tinha planeado ler o livro O meu irmão, Afonso Reis Cabral. É um livro que tenho há imenso tempo aqui por casa e que, inclusive já havia começado a ler anteriormente. Contudo, acabei por me desinteressar e parar. Achei que esta maratona era uma boa oportunidade para lê-lo mas, sinceramente, acabou por não me apetecer recomeçar esta leitura.





 



2. Lê um livro sobre um estilo de vida saudável.
Mais uma vez, resolvi recomeçar um livro que me emprestaram há imenso tempo (shame on me!) e que, entretanto, parei de ler. O livro é Trate a vida por tu de Daniel Sá Nogueira. Resolvi introduzi-lo nesta categoria pelo facto de ser um livro de auto-ajuda, positivismo, algo do género. Acabei por não terminar a leitura. Li cerca de 1/3 do livro.

 

 
 3. Lê um livro sobre alguém que tenha feito um avanço considerável na investigação na área da saúde.
Acabei por ler este pequeno livro infanto-juvenil sobre uma personalidade deveras conhecida mas, sobre a qual eu não sabia muita coisa. Pasteur, contra tudo e todos, conseguiu avançar com as suas teorias e, permitiu alguns avanços em termos da saúde. Pareceu-me uma pessoa extremamente interessante pelo que, seguramente que quero ler mais sobre ele e as suas descobertas.



 
4. Lê um livro escrito por alguém da área da saúde.
Adquiri este livro pelo facto de visar aspectos da minha profissão, a enfermagem propondo-se a fazê-lo de uma forma bastante humorada.Acabei por lhe atribuir 3,5 estrelas no Goodreads. 
Sim, é um livro bem-humorado e, que descreve certas situações com as quais me identifiquei imenso. No entanto, por vezes fiquei sem compreender algumas das ideias do autor o que me levou a não compreender o sentido de alguns textos. Acaba por ser uma leitura engraçada para quem esta dentro do assunto mas, para outras pessoas, não sei até que ponto é que determinadas descrições, farão sentido.

Para além deste, durante o período de realização da maratona, li um outro livro que se pode enquadrar nesta última categoria e que já tem uma pequena opinião no blog. O livro é Nem contigo nem sem ti, escrito pelo psiquiatra português, José Gameiro.



Confesso que, durante este mês, me perdi um pouco nas leituras. Do pouco que li, não consegui encaixar muita coisa nas categorias da maratona o que se consegue ver pelos resultados que tive. Apenas completei 2 das 4 categorias. Sinto que a minha participação foi um completo falhanço. No entanto, não deixo de achar as maratonas destas meninas muito originais, super interessantes e com temas bem actuais e pertinentes e, sem dúvida que vou tentar participar numa próxima edição. 

Sem comentários:

Enviar um comentário