domingo, 28 de maio de 2017

Maio-Junho: Clube dos clássicos vivos:

Para os meses de Maio e Junho, o grupo do Goodreads, Clube dos clássicos vivos, escolheu ler o livro Boneca de luxo de Truman Capote. 

Já terminei a obra pelo que resolvi deixar a minha opinião aqui no blog. Deixo a informação de que está agendado um encontro deste grupo no próximo Domingo (4 de Junho), na Feira do livro de Lisboa.  



Editora: Colecção Mil Folhas (Público)
Ano publicação: 2002
Nº páginas:  96 páginas
Pontuação atribuída: 3 estrelas no Goodreads 








Foi o meu primeiro contacto com a escrita do autor embora ele tenha títulos bastante conhecidos e aclamados pela crítica. É um livro bastante curtinho que li rapidamente.

O título original deste livro é Breakfast at Tiffany's e deu origem a um clássico cinematográfico que espero ver em breve e cuja protagonista é Audrey Hepburn. Por isso, acabei por também incluir este livro no projecto de adaptações cinematográficas da Dora do Canal Books and Movies.

O livro é narrado por um personagem masculino do qual nunca sabemos o nome e que nos conta a história da sua vizinha Holly Golightly. A acção decorre na América do anos 50 e foca os seus excessos e práticas pouco reflectidas. É quase como "curtir cada dia como se fosse o último". A nossa protagonista é um exemplo dessa mesma sociedade. É uma mulher fútil, muito pouco apegada às convenções sociais e ao politicamente correcto. Uma mulher que, de algum modo, esconde a história do seu passado, vive de aparências e procura tudo para ser feliz. 


"Descobri que o que me faz melhor é apanhar um táxi e ir até ao Tiffany's. Fico logo com mais calma com a serenidade e o ar digno que aquilo tem. Não há nada de realmente terrível que nos possa acontecer ali, com aqueles homens de fatos janotas, e o cheiro fantástico da prata e das carteiras de crocodilo. Se eu encontrsse um sítio na vida real que me fizesse sentir como o Tiffany's, não hesitava em comprar mobília e dar um nome ao gato."

Não consegui sentir nenhuma ligação com as personagens nem com a história. Penso que, em grande parte, isso se deveu ao facto do livro ser extremamente curto havendo certos aspectos que, na minha opinião, o autor poderia ter explorado mais e que, na realidade, acabaram por ser levemente abordados. O livro não deixa de ser interessante pelo facto de nos dar a conhecer alguns hábitos e vivências daquela década no entanto, embora tenha gostado da escrita do autor, esta obra em particular, ficou bastante aquém das minhas expectativas. 


Sem comentários:

Enviar um comentário