sexta-feira, 7 de abril de 2017

Goodreads: Clube dos clássicos vivos - O crime do Padre Amaro, Eça de Queiróz

O grupo do Goodreads intitulado clube dos clássicos vivos visa fazer leituras bimensais de clássicos da literatura e, posteriormente, permitir uma troca de impressões entre os vários participantes da leitura. Este grupo está a ser dinamizado pela Cláudia do Canal A mulher que ama livros e pela Elisa do blog A miúda Geek.
O livro escolhido para Janeiro/Fevereiro foi O crime do Padre Amaro do autor português, Eça de Queiróz, o qual me propus ler. Contudo, apenas comecei e terminei o livro durante o mês de Março.





Eça de Queiróz é dos meus autores portugueses favoritos. Tenho a maioria das obras do autor nestas edições pequeninas, em capa dura que são simplesmente amorosas. Já li vários livros dele mas, nunca tinha lido o livro em questão pelo que achei que esta seria uma boa oportunidade para tal. Apenas havia visto há vários anos a adaptação cinematográfica com a Soraia Chaves e o Jorge Corrula. Grosso modo, sabia a trama principal do livro embora, certos pormenores, me fossem desconhecidos.
De qualquer forma, gostei bastante do livro daí ter-lhe atribuído 4 estrelas no Goodreads. É mais uma obra pautada pela enorme sagacidade e perspicácia do autor.  Marcada também pelo humor, pela ironia e, acima de tudo pela crítica social neste caso em particular, pela crítica à igreja católica e seus mais fervorosos seguidores. A crítica incide sobre os comportamentos menos ortodoxos dos padres e na extrema dedicação das chamadas beatas que, muitas vezes, chegam elas mesmas, a partilhar o leito com os párocos. Estes, manipulam-nas, a seu bel-prazer e sempre tendo como argumento ser essa a vontade de Deus, Nosso Senhor. 

Na minha opinião, este livro não é tanto feito pelas descrições exaustivas que caracterizam outras obras do autor. É todo ele virado para a igreja e para as vidas dos seus representantes, digamos assim. Confesso que existiram partes que achei algo repetitivas pelo que demorei algum tempo a concluir esta leitura mas, sem dúvida que é uma grande obra, em muitas coisas, bem à frente do seu tempo e bastante actual. Acabei por ter uns odiozinhos em relação a algumas personagens nomeadamente, ao próprio do Padre Amaro que, basicamente, só pensava no seu umbigo e também à Amelizinha que, queria ser tão pura, tão pura, que acabou por cair em desgraça.

2 comentários:

  1. Eu adoro Eça de Queiroz e O Crime do Padre Amaro é uma das melhores obras do autor, um dos melhores autores europeus na crítica social. Adoro Os Maias, mas o meu livro preferido é O Primo Basílio, também gosto muito de alguns contos do autor.

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já li Os Maias, O primo Basílio e A relíquia embora queira reler. Os Maias foi dos meus preferidos =)

      Eliminar