segunda-feira, 27 de março de 2017

World Book Tour: África do Sul



Editora: Colecção Biblioteca Sábado
Ano publicação: 2008
Nº páginas:  197 páginas
Pontuação atribuída: 5 estrelas no Goodreads


Confesso que já há algum tempo que não lia um livro que me satisfizesse tanto. Ultimamente, talvez fruto das minhas escolhas ou do meu estado de espírito, as minhas leituras não me diziam grande coisa. 

Parti para esta leitura sem grandes expectativas. O livro já estava cá por casa há imenso tempo mas nunca lhe tinha pegado. Acabei por decidir lê-lo devido ao projecto do grupo do Facebook World Book Tour. Neste grupo, estava previsto que, durante o mês de Fevereiro fosse lido um autor originário da África do Sul. Comecei a leitura bastante atrasada embora, desde logo, a minha escolha tivesse recaído sobre este título não só por tê-lo cá em casa, como também, pelo facto de ser um autor já galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.

Tal como fiz em relação ao país escolhido para o mês de Janeiro, comecei por fazer uma pesquisa na internet sobre a África do Sul o que me possibilitou estar mais ao corrente de alguns assuntos abordados no livro. 

Este livro conta a história de David Lurie, um professor universitário de meia idade, divorciado e com uma filha. Um homem que busca a satisfação momentânea do sexo e acaba por ter relações muito fugazes e pouco consistentes. Após uma série de acontecimentos, dá por si a procurar a sua filha e a viver uma temporada com esta, numa quinta rural, longe da Cidade do Cabo. 

Só posso dizer que adorei a escrita do autor. Muito fluída e viciante. Fez-me ler o livro de uma assentada. Trata de relações humanas, numa era pós-apartheid e, para além da história de David Lurie, aborda vários temas sociais decorrentes desta situação. Foca também a problemática da violação que, como consegui compreender pelas minhas pesquisas, é um crime que, dramaticamente, ocorre com frequência na África do Sul.

Quanto ao protagonista, consegui criar uma ligação com o mesmo. Achei que a personagem está extremamente bem conseguida. Na minha opinião, visa transparecer ser um homem insatisfeito com a vida. Um homem mal amado que não aceita envelhecer e que, de alguma forma, procura conforto a nível sexual, nos braços de raparigas jovens. É um homem que acaba por ter que lidar com a perda do seu emprego passando de catedrático respeitado a desacreditado, tem que dar a volta e procurar adaptar-se coisa que, na minha opinião, não consegue fazer. Prova disso é o próprio final do livro mas, como é óbvio, não quero deixar spoilers.

Sendo o próprio autor um reconhecido professor universitário ainda fiquei a pensar até que ponto é que esta história poderia ter o seu quê de autobiográfica.

Aconselho vivamente e, sem dúvida que, futuramente, quero ler mais deste autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário